Marcos Kogut

Pronto para te levar ao próximo nível

Uma definição de lucro, simples e profunda, que vale a pena ser compreendida:

 

“Durmo satisfeito e acordo motivado todos os dias”

 

Significa que você tem uma atividade rentável e edificada sobre bases sólidas que lhe permitem o equilíbrio entre saúde, família, amigos e atividades que lhe agregam vários motivos para ação ou motivação.

 

Essa tem sido a tônica da minha jornada. Ao longo da vida acumulei conhecimentos e experiências maravilhosas. Hoje a fonte da minha motivação é simplificar e traduzir essa bagagem para que se torne um legado, uma herança positiva na vida das pessoas e das empresas.

 

Aprendi que método e expertise são importantes, mas perdem valor e significado se não houver um diálogo interior claro e um esforço de compreensão da diversidade de pessoas e ideias que compõe a nossa realidade. Líder é alguém que você decide acompanhar até um lugar aonde você não iria sozinho.

 

Sejamos lideres e liderados nessa fantástica jornada que nos levará a obtenção de lucro na sua forma mais ampla que transcende o “ter” e passa a iluminar o “ser”.

 

Nasci em Palmeira Pr no ano de 1964, vendi picolé aos 9 anos, juntei garrafas aos 10, conclui o ensino fundamental na rede publica aos 13. Larguei os estudos por um ano aos 14 para me dedicar ao Xadrez.

 

O titulo de campeão curitibano infanto-juvenil promovido pelo Clube de Xadrez de Curitiba em 1978 me fez acreditar que eu poderia ir além, não nesse esporte fantástico, mas na vida. Foi a 1ª vez que uma válvula de escape da realidade à minha volta, pobreza, provações e necessidades, serviu de insight para mudanças de rumos.

 

Consegui emprego de Mensageiro numa grande empresa do comercio (Hermes Macedo) em 1979, escola fantástica, carreira bem sucedida de Office Boy a chefe de Departamento mais jovem da empresa!

 

Em 1991 ingressei na Mobil Oil do Brasil onde conheci aqueles que seriam meus futuros parceiros na minha 2ª experiência como empreendedor. Uma participação na Ala Distribuidora, local onde eu realmente percebi a minha vocação para gestão de pessoas e estratégias.

 

Disse 2ª porque a 1ª experiência veio da necessidade de trabalhar entre a saída da HM (encerrou atividades) e ingresso na Mobil. Nesse período de 6 meses montei a Master Dog junto com a Malu, saudosa amiga que recém havia retornado de um período nos Estados Unidos.

 

Os 5 anos na Ala foram também fantásticos, já com o diploma de Economista pela UFPR, percebi que somente cresceríamos se profissionalizássemos (apenas um parênteses para dizer que meus conceitos hoje mudaram em alguns aspectos). Fui buscar aprofundamento de conhecimento num MBA de Gestão na FAE Business, num intercambio com a Baldwin Wallace.

 

Voltei com ideias fantásticas de criação do 1º e-commerce no segmento, novas metodologias de processos, fianças e custeios, enfim... Foi a 1ª vez que percebi de fato a distancia entre conhecimento e sabedoria. Levado pelo ego baseado em títulos, carga horaria e algumas conquistas, criaram-se véus que me impediam de perceber momento, ambiente, cultura e principalmente, deixar de sentir a mente e o coração das pessoas a minha volta. A sabedoria é a metabolização do conhecimento, isso hoje é muito claro para mim.

 

Felizmente meus sócios, mais sábios do que eu, entenderam meu momento de deslumbre e até me apoiaram na decisão de seguir novos rumos. Mas nesse meio tempo tive também uma experiência fantástica de aproximação com o Projeto Empreender do SEBRAE, a quem devo muito no meu processo de aprendizado.

 

Foram mais de 30 palestras conduzidas junto aos Núcleos do Paraná (Associações Comerciais), algumas no Rio de Janeiro. Essa aproximação me fez compreender melhor a dinâmica das empresas, empresários, funcionários e sua diversidade cultural, ambiental e valores.

 

Essa experiência também fez acender em mim a vontade de fazer a diferença na vida das empresas, empresários e colaboradores. Ainda com meus parceiros da Ala montamos a DAM Lub, empresa criada com proposito de ser Representante Comercial da BR Distribuidora, com a chancela de executivos da própria estatal.

 

O negócio cresceu rápido, mas a promessa de sermos um braço operacional de uma marca conceituada em poucos meses descortinou um esquema de apoio ao modelo politico instaurado e enraizado no Brasil de 2004. Naquele momento, tendo vivido experiências passadas bem mais desafiadoras diante do dilema de ter muito ao preço de deixar de ser, optei novamente pelo caminho da reconstrução.

 

Em 2004 ingressei na Shell, primeiro via distribuidor franqueado, depois na própria divisão de lubrificantes da companhia. Atuei como Consultor de Distribuidores, Gerente da Unidade Rio de Janeiro, Gerente de Projetos e Gerente de Distribuidores até 2009, quando fui convidado para o segmento Odontológico. Tive passagens bastante educativas em vários aspectos pelas empresas Dentsply e mais recentemente na Neodent Straumann. Nesse meio tempo me tornei atleta amador, aos 50 anos corri minha primeira meia maratona e hoje sou apaixonado pelo running, além de manter meus estudos livres e apaixonantes de musica e filosofia.

 

É indescritível a emoção de poder compor, gravar e compartilhar uma nova canção dedicada a quem se ama. A alegria de poder correr nos campos de oliveiras no interior da Italia, ler e digerir o Mito da Caverna de Platão depois de assistir Matrix. Poder perceber os conflitos internos se dissiparem levando com eles os conflitos externos. A realidade é sem duvida mais fantástica do que a ficção!

 

Além de boas historias tenho hoje uma riqueza de valor intangível, muitos ativos divididos entre amigos e parceiros fiéis, amor, filho, família fantástica e vários motivos para me emocionar e agradecer a cada aurora e a cada entardecer.

 

Agora junto ao meu amigo e parceiro Thiago Kempen, frente a K2Go Consultoria Especializada, meu objetivo é continuar trocando, metabolizando conhecimentos e agregar na vida das pessoas. Por fim quero compartilhar duas máximas que aprendi nas aulas de Filosofia:

 

“uma palavra que leve alento ao coração de alguém vale mais que mil palavras” e

 

“Um mau palestrante é aquele cujo objetivo é que as pessoas falem dele. Um bom palestrante faz com que as pessoas reflitam sobre elas mesmas”.

 

Sejam bem vindos à K2Go, nossa meta são mudanças positivas a partir das suas próprias reflexões. Marcos Kogut

Me acompanhe pelas redes sociais

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Instagram