
Sem o módulo Eggshell do Ceramill, temos que dar uma "improvisada" na hora de fazer nossos provisórios. Muitas vezes os dentistas pedem uma anatomia igual à original do paciente, para isso precisamos desgastar o modelo de gesso.
O Ceramill map não permite escolher qual malha queremos escanear primeiro, o que representa um desafio para alguns operadores.
Nesse guia vamos ensinar a usar a própria anatomia do paciente antes de desgastar o gesso como referência para nossa coroa provisória dando uma "enganada" no sistema de escaneamento.
Dificuldade:

Softwares necessários:
AmannGirrbach Ceramill Map (versão 3.5.7.1430) - pagoAmannGirrbach Ceramill Mind (versão 3.5.7.1430) - pagoAmannGirrbach Ceramill Database (versão 3.5.7.1430) - pago
PASSO 1 - Escaneamento
Diferente do Exocad, o Ceramill map não permite você escolher a ordem que os escaneamentos serão realizados, por isso para podermos manter o nosso modelo original como referência (situ) temos que fazer o escaneamento dele como modelo superior

Após finalizar o escaneamento, recorte o modelo de gesso e faça o escaneamento do modelo recortado como referência (situ)

PASSO 2 - Renomeando os arquivos
Finalize o scanner e abra no Ceramill database onde você criou sua ordem de serviço, no cando inferior esquerdo, clique no botão "Abrir com explorer"

Selecione para aparecer apenas os arquivos STL para faciltar seu trabalho

Agora você precisa entender um pouco mais sobre a nomenclatura dos arquivos STL das malhas. Em todo escaneamento usando o Ceramill Map você tem a opção de escanear onze malhas diferentes: Gengiva superior (upperjaw-gingiva)Arcada superior (upperjaw)Pré-operatório (upperjaw-situ) Enceramento superior (upperjaw waxup)Pilar de escaneamento superior (upperjaw-marker)Gengiva inferior (lowerjaw-gingiva)Modelo inferior (lowerjaw)Pré-operatório (lowerjaw-situ)Enceramento inferior (lowerjaw-waxup)Pilar de escaneamento inferior (lowerjaw-marker)VestibularQuando você abre o Ceramill Mind, ele carrega as malhas do projeto usando o nome dos arquivo como referência.
No nosso exemplo nossos arquivos ficaram assim:
Modelo total para referência: arquivo "2017-05-04_00027-002-upperjaw.stl"Modelo recortado que será usado como arcada: arquivo "2017-05-04_00027-002-upperjaw-situ.stl"
Ao abrir o Ceramill Mind sem renomear os arquivos, vai ficar assim

Por isso na pasta do projeto vamos inverter o nome dos arquivos STL que temos
Modelo total para referência: arquivo "2017-05-04_00027-002-upperjaw-situ.stl"Modelo recortado que será usado como arcada: arquivo "2017-05-04_00027-002-upperjaw.stl"
Após inverter os nomes, abra o Ceramill Mind

Já está tudo certo, nosso modelo total está servindo de referência para o modelo recortado
Faça o alinhamento das malhas (se tiver dúvidas nesse passo clique aqui)

Agora é só continuar o projeto normalmente
