Tenho trabalhado constantemente junto com os especialistas da Equipe K2go para acompanhar e prever algumas tendências no Marketing Digital para o próximo ano, já que o ano de 2020 trouxe mudanças drásticas na forma como o ser humano interage, consome e se comunica, reinventando a forma como pessoas e empresas se conectam.
A Cultura Digital foi implementada e está mais avançada que nunca antes na história. O que gera mais imprevisibilidade, mais vulnerabilidade e menos controle. Ou seja, mais desafios para a reputação.
Por isso é importante elaborar um planejamento anual e atualizado do próximo período.

Então vamos lá para algumas previsões:
Educação Online cresce e se estabiliza cada vez mais. Tanto as pessoas, quanto as plataformas entenderam a possibilidade da educação online, como uma parte integrada e essencial ao presencial, não só lançamentos como nos últimos anos, mas um formato de ensino continuado, mais profundo.
Flex Office é uma nova possibilidade que também cresce. Agora é possível contratar talentos e gerir uma equipe e empresa de qualquer lugar do mundo. Sem a preocupação com barreiras físicas.
SEO (Search Engine Optimization - Otimização para mecanismos de busca) será ainda mais utilizado como estratégia para potencializar o posicionamento de sites e páginas de busca, mas é preciso lembrar que quanto mais empresas explorando essa área, mais difícil fica a concorrência por atenção, por isso é importante conhecer as ferramentas essenciais para potencializar seu SEO, gerando ainda mais conversões. Que são: leads, compras, envio de formulários, agendamento de consultas, entre outros.

Marketing de conteúdo ganhará ainda mais capilaridade e será essencial para chamar a atenção do novo consumidor. Na era digital com tantas informações de fácil acesso, tantos canais de distribuição em alta e criadores de conteúdo, a competição pela atenção irá aumentar ainda mais. O que me remete que daqui pra frente conteúdos mais longos, com mais profundidade, aliados com verdade e ao vivo, farão ainda mais parte do nosso dia-a-dia e sentido na vida desse novo consumidor.
Geolocalização continua sendo extremamente efetiva. Para quem não sabe o que é, a geolocalização é responsável por determinar o nicho para o qual aquela publicação será entregue e utiliza a localização de seus clientes como norte.

O poder de uma Marca/Empresa passa a residir na mente dos clientes. O público é agente da formação, criação e atualização da marca, ele tem voz. Além disso, ele cria conteúdos sobre marcas quando as experiências são boas, e quando são negativas.
Ter um site moderno e responsivo passa a ser ainda mais essencial. Veja quantas vezes você já buscou uma necessidade no Google e encontrou empresas, aquelas que tinham sites bem estruturados com certeza se tornaram mais atrativas, ainda que você não conhecesse aquela empresa. Agora, quando aliado a isso a empresa tem credibilidade, é de confiança, garante qualidade e agilidade digital (com chats personalizados que sanem suas dúvidas e preocupações em tempo real) ela passa a converter muito mais.
Para a privacidade e proteção dos dados do cidadão a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi criada e já está sendo alvo de muitas discussões e implementações nas empresas em todo Brasil! Se você ainda não se atentou a ela, vale a pena ler a Lei e se inteirar sobre todos os detalhes em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm Afinal, ela gera obrigações específicas para os controladores de dados e normas para que haja maior cuidado com o tratamento de dados pessoais e compartilhamento com terceiros.

Comunidades se desenvolvem e criam relações mais próximas e conexas. Esse conceito cresce e se expande para 2021, trazendo a possibilidade de comunidades gratuitas e pagas. As comunidades e Blogs são excelentes para trabalhar o SEO, outra estratégia que citei lá encima.
Podcasts se consolidam na mente do público, trazendo uma segmentação por nichos. Cada nicho vai ter o seu. A K2go por exemplo, com o seu "Odontocast", podcast Odontológico, que já completa 65 episódios, tem engajado muito através desse formato. Ele é mais íntimo, duradouro e o melhor, agrega muito valor. São dicas práticas extraídas de experiências reais.
Para tudo isso é importante sempre analisar o resultado das estratégias aplicadas e acompanhar as métricas (dados gerados) pelas ferramentas de distribuição de conteúdo que você/ sua empresa decidiu investir. Não adianta investir em tudo isso e depois não acompanhar os resultados.
Vale lembrar que no digital tudo muda muito rápido e as grandes referências são criadas a partir de muita tentativa, erro e adaptação.

Finalizo esse artigo com uma frase de Adam Mosseri, diretor do Instagram, sobre as rápidas atualizações do Instagram: " O maior risco para o Instagram não é a mudança rápida. Nosso maior receio é não nos adaptarmos às mudanças e nos tornarmos irrelevantes".
Fica a dica, se até o Instagram, que está por dentro de todas as tendências e inovações do mercado tem medo de se tornar irrelevante, imagina quem não esta se atualizando?
Se esse artigo contribuir para você, não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar, para criarmos juntos uma rede de compartilhamento de conhecimento elevando o nível do Marketing Digital Odontológico.